quarta-feira, 14 de outubro de 2015

No Dia Mundial da Alimentação, Prefeitura de São Paulo inaugura Box da Agricultura Familiar, na zona leste

Primeiro endereço fixo na cidade para a comercialização de produtos diretamente ao consumidor, com qualidade e preço justo, reforça a implementação da política municipal de segurança alimentar e nutricional

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado na próxima sexta-feira, 16 de outubro, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), através da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Prefeitura de São Paulo, vai inaugurar o Box da Agricultura Familiar, na Central Leste de Abastecimento, localizada na Avenida Imperador, 1.900, São Miguel Paulista.

O local é o primeiro endereço fixo na cidade para a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar diretamente ao consumidor, com qualidade e preço justo, e reforça a implementação da política municipal de segurança alimentar e nutricional. O Box será abastecido diariamente pelos produtores das cooperativas do Vale do Ribeira, entre elas a Coopafarga, e servirá também como entreposto para o recebimento de produtos da alimentação escolar e consequente distribuição para as escolas do município. Também está prevista a criação do Restaurante da Agricultura Familiar para, em parceria com as cooperativas, oferecerá refeições a preços populares. 

A Central Leste de Abastecimento tem como principal característica o comércio de atacado e varejo, visando aproximar produtores de consumidores. O local tem área aproximada de 7.600m², estacionamento para 250 veículos e as unidades de comercialização são agrupadas por setor, sendo: 11 áreas destinadas ao comércio de produtos agrícolas (hortifruti) no ramo atacadista e 17 áreas para o comércio varejista de produtos diversos. O horário de atendimento é de terça a sábado das 7h às 18h e aos domingos das 7h às 13h.

Para completar a revitalização, o equipamento público será transformado em um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), onde haverá um núcleo de iniciativas que envolvem educação popular em direitos humanos com atividades lúdicas, pedagógicas e expositivas para estimular a troca de saberes e o aprendizado da comunidade. Na programação das atividades, está prevista a realização de cursos de capacitação para o fortalecimento econômico de comunidades locais, oficinas para promoção de práticas e hábitos saudáveis na alimentação, produção orgânica, estímulo e cultivo de hortas, temperos e ervas aromáticas em residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário